Linhas de atuação

Políticas Públicas

Descrição: Nessa linha de atuação avaliamos os efeitos de programas governamentais nas áreas de educação, trabalho, renda e desenvolvimento regional. Também construímos dashboards interativos e evidências que auxiliam gestores e instituições na formulação e no aprimoramento de políticas mais eficazes. As análises seguem uma abordagem empírica rigorosa, buscando traduzir dados em informações acessíveis e relevantes para o debate público.

Avaliação de impacto

Descrição: Desenvolvemos estudos que buscam identificar os efeitos causais de programas, políticas ou intervenções públicas. Essa linha de atuação permite responder a perguntas como “o que teria acontecido na ausência da política?”, oferecendo subsídios mais precisos para decisões baseadas em evidências.

Microeconometria

Descrição: Utilizamos métodos quantitativos avançados aplicados a microdados para investigar o comportamento de indivíduos, famílias, empresas e instituições. No LEAP, a microeconometria é empregada tanto em análises descritivas quanto em modelos mais complexos. Já realizamos estudos com dados da RAIS, CAPES, CAGED, POF e PISA, entre outras bases públicas.

Economia da Saúde

Descrição: Analisamos quais são os efeitos de políticas, programas e investimentos, sobre a eficiência, o acesso e os resultados em saúde da população. Utilizamos dados e ferramentas para investigar desigualdades regionais, impactos de políticas públicas, comportamento dos usuários e desempenho de unidades de saúde, contribuindo para o debate sobre a melhoria da gestão e a equidade no sistema de saúde brasileiro.

Economia Regional

Descrição: Investigamos as dinâmicas econômicas de diferentes territórios, com foco especial nas desigualdades regionais, desenvolvimento local e articulação entre políticas públicas e desempenho econômico. Já desenvolvemos estudos com dados de emprego e renda, contribuindo com diagnósticos e propostas voltadas ao fortalecimento de políticas regionais.

Big Data

Descrição: Essa linha de atuação envolve técnicas de raspagem de dados, processamento de linguagem natural, integração de bases massivas e uso de algoritmos para extração de padrões e geração de indicadores em tempo real. No LEAP, utilizamos Big Data para monitorar tendências sociais e econômicas, apoiar a construção de painéis interativos e melhorar a precisão das análises empíricas. Essa abordagem visa facilitar o acesso a grandes bases de dados, tudo disponível em um só lugar:

Geoprocessamento

Descrição: Utilizamos técnicas de georreferenciamento e análise espacial para explorar padrões territoriais e subsidiar políticas públicas mais eficazes. Essa frente de atuação permite a integração de dados socioeconômicos, demográficos e de infraestrutura com informações geográficas de alta resolução, viabilizando diagnósticos detalhados sobre desigualdades intra e inter-regionais. No LEAP, desenvolvemos unidades territoriais desagregadas — como grades espaciais (grids) — que superam as limitações de agregações administrativas convencionais, ampliando a precisão das análises e a capacidade de direcionamento das intervenções. 

Mercado de Trabalho

Descrição: Analisamos o mercado de trabalho, com foco em desigualdades de gênero, raça, escolaridade, e região, além de investigar padrões de ocupação, salários e retornos da educação. No LEAP, aplicamos métodos robustos para entender as dinâmicas do emprego formal e os impactos de políticas públicas sobre a estrutura ocupacional.